Qualquer nódulo ou inchaço anormal na mão ou no punho é considerado um tumor. O termo “tumor” não significa necessariamente que seja maligno ou um câncer. De fato, a maioria dos tumores de mão e punho é benigna (não é câncer).
Os tumores podem ocorrer na pele, como um sinal ou uma verruga, ou sob a pele nos tecidos moles ou até mesmo no osso. Como existem muitos tipos de tecidos na mão (por exemplo, pele, gordura, ligamentos, tendões, nervos, vasos sanguíneos, ossos, etc.), existem muitos tipos de tumores que podem ocorrer. Apenas alguns deles são vistos frequentemente.
Existem outros tipos menos comuns de tumores vistos na mão, incluindo lipomas (tumores gordurosos), neuromas (tumores dos nervos), tumores da bainha nervosa, fibromas, tumores glômicos, entre outros. Quase todos são benignos.
Corpos estranhos, como uma lasca, podem causar reações que formam saliências na mão. A doença de Dupuytren pode apresentar nódulos firmes na mão, que muitas vezes são confundidos com tumores (Figura 4). O crescimento de vasos sanguíneos também pode ser confundido com tumores.
O exame físico e a revisão de seu histórico médico por um cirurgião da mão pode ajudar a determinar o tipo do tumor. Raios-X podem ajudar na avaliação dos ossos, articulações e até dos tecidos moles. Outros estudos, como ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou tomografias ósseas, podem ser feitos para ajudar a definir o diagnóstico. A biópsia por agulha ou biópsia incisional (corte de uma pequena amostra do tumor) são usados quando o cirurgião quer confirmar o diagnóstico antes de recomendar o tratamento.