Uma variedade de problemas podem causar rigidez nas mãos, limitando o uso e funções que normalmente temos como natural. Rigidez pode ocorrer quando existem problemas ao redor e em uma articulação, incluindo ligamentos e músculos. Alguns desses problemas incluem:
O seu médico vai perguntar quando a rigidez começou e como ela está progredindo, incluindo seu efeito no uso das mãos, alguma lesão, outras condições médicas ou tratamentos prévios. O exame cuidadoso é realizado observando arco de movimento, edema, sensibilidade e avaliar músculos e tendões.
Radiografias são realizadas para avaliar artrose ou outro problema de ossos e articulações. Para situações especiais outros exames podem ser considerados como ressonância e tomografia.
Tratamento para rigidez inclui exercícios de alongamentos das articulações e músculos para ajudar a soltá-los. Vários tipos de órteses e gessos podem ser usados para ajudar a alongar as articulações rígidas e recuperar movimento (Figuras 1 e 2). Cirurgia pode ser necessária se outros tratamentos não resolverem ou se a dor está afetando o uso das mãos. Qualquer procedimento cirúrgico vai requerer fisioterapia no pós-operatório. Sem fisioterapia a rigidez pode voltar.
O seu cirurgião de mão vai ajudar a decidir o melhor tratamento para cada caso. O sucesso depende do esforço combinado do cirurgião, fisioterapeuta e paciente.