Uma entorse é uma lesão de um ligamento, que é um tecido que conecta um osso ao outro para formar as articulações(juntas).
No polegar, o mais comum é a lesão do ligamento colateral ulnar. Ele ajuda a conectar o polegar à mão no lado próximo ao dedo indicador. Esse ligamento permite o polegar agir como um suporte. A lesão deste ligamento às vezes é chamada de "polegar do esquiador" porque é uma lesão comum com um bastão de esqui. O ligamento colateral radial está no outro lado do polegar. Pode romper, mas isso não é tão comum como a lesão no lado ulnar. Veja a Figura 1 para ver ambos os ligamentos.
Os entorses de polegar são comuns nos esportes e em quedas, quando o polegar fica preso em outro jogador, no chão ou na bola, ou quando o polegar está dobrado em uma posição extrema. Um ou mais ligamentos podem romper (Figura 2).
O polegar ou a mão geralmente incham e podem ficar roxo. A dor pode durar apenas uma ou duas semanas. Depois disso, o problema é a função. Você pode ter problemas para escrever, girar uma maçaneta da porta ou segurar um copo. Às vezes isso é sentido como dor e às vezes como fraqueza.
Os raios-X podem mostrar se os ossos do polegar e da mão estão quebrados. Seu especialista em mãos examinará o polegar para determinar se o ligamento está rompido. Algumas lesões podem ser tratadas usando uma tala. Outras lesões precisam ser reparadas cirurgicamente.
Se a lesão é crônica, o ligamento pode não ser capaz de curar mesmo com o tratamento. Nesses casos, um novo ligamento às vezes é criado usando um tendão. Se houver artrite na articulação, a fusão da articulação para que ela não se mova pode ser a melhor opção.