A epicondilite lateral, também conhecida como "cotovelo de tenista", é uma condição dolorosa que envolve os tendões que se originam do osso da região externa do cotovelo. Os tendões transmitem a força de um músculo para o osso. O músculo envolvido nesta condição, o extensor radial curto do carpo, ajuda a estabilizar o punho emante-lo reto (Figura 1).
Na epicondilite lateral, há degeneração da origem do tendão, enfraquecendo o tendão e colocando maior estresse na região. Isso pode levar à dor durante atividades nas quais este músculo está ativo, como levantar, apertar ou agarrar objetos. Esportes como o tênis são comumente associados a isso, mas esse problema pode ocorrer em muitas atividades diferentes.
Essa condição afeta tanto homens como mulheres, geralmente com idade entre 30 e 50 anos, mas pode ocorrer em todas as idades.
Aqui estão algumas potenciais causas desta condição:
A dor é o principal motivo para que os pacientes busquem avaliação médica para epicondilite lateral. A dor está localizada na parte externa do cotovelo, sobre a região óssea conhecida como epicôndilo lateral. Esta área pode tornar-se sensível ao toque. A dor também é produzida por qualquer atividade que coloca o estresse no tendão, como agarrar ou levantar objetos. Com a atividade, a dor geralmente começa no cotovelo e pode se estender ao antebraço e até a mão. Ocasionalmente, qualquer movimento do cotovelo pode ser doloroso.
Em alguns pacientes os sintomas desaparecem espontaneamente dentro de um ano. Para outros, tanto tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos estão disponíveis. Os tratamentos não cirúrgicos serão quase sempre considerados primeiro.
Estes podem incluir:
A cirurgia só é considerada quando a dor é incapacitante e não respondeu a outros tratamentos e quando os sintomas duraram seis a 12 meses. A cirurgia envolve a remoção de parte do tendão doente e degenerado. A cirurgia seria realizada em caráter ambulatorial.
A recuperação da cirurgia incluirá fisioterapia para recuperar o movimento do braço. Um programa de fortalecimento será necessário para retornar às atividades anteriores. A recuperação pode demorar vários meses.
Fale com o seu cirurgião da mão para determinar a melhor opção de tratamento para você.